quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

participantes zz jan 2009

para saber mais sobre quem estará no próximo ziguezague:


ADÉLIA BORGES - jornalista, curadora especializada em design e professora de história do design na FAAP. De 2003 a 2007 dirigiu o Museu da Casa Brasileira em São Paulo, SP. Tem uma larga atividade na divulgação do design brasileiro no exterior. Além de português, artigos, textos para catálogos ou livros de sua autoria já foram publicados em alemão, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

ATELIER ZIGZAG – o atelier Zigzag surgiu da vontade da figurinista Silvia Moraes de realizar um trabalho pessoal e criativo. O ponto de partida foi a observação de que o produto de fantasias oferecido para as crianças é formatado, industrial sem nenhuma abertura para a imaginação, o inicio foi a criação de sainhas de tule de flores, varinhas de condão com fitas e guizos,fantasias de nada e de tudo, para a criança ser o que quiser, brincar. Agora a ZIGZAG cria de tudo, de árvores de frutas a chapéus de bolo.

CLÁUDIA GARCIA VICENTINI - professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo-EACH-USP-no curso: Bacharelado em Têxtil e Moda. Área em que atua: criação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP- linha de pesquisa: Projeto de Produto de Vestuário. Mestre em Comunicação e Semiótica-PUC/SP-pesquisa: Lingeries. Engenheira Têxtil - FEI. Possui artigos em revistas, congressos e livros, tais como: Design de Moda: Olhares diversos. Intimidade Revelada (em pareceria com a HOPE Lingeries); Corpo e Moda, etc.

CRISTIANE MESQUITA - doutora em Psicologia com a tese Políticas do vestir: recortes em viés pelo Núcleo de estudos e pesquisas da subjetividade da PUC/SP. Atua como pesquisadora, professora, jornalista, consultora de projetos criativos e acadêmicos. É coordenadora da pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de moda do Senac-SP e autora do livro Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis (Anhembi Morumbi, 2004). Dirigiu os documentários Mas isto é moda? (DVD, 2006) e Jardelina da Silva: eu mesma (DVD, 2006).

EDUARDO MOTTA - estudou na Escola de belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. É designer, palestrante, consultor e pesquisador, especializado em edição de moda. Autor do livro O Calçado e a Moda no Brasil e de textos sobre moda e cultura. Foi professor de Planejamento de coleções do CIMO,BH,MG. É consultor para edição de moda do Sistema Usefashion de Informações, RS.

FERNANDO MARQUES PENTEADO/ f.marquespenteado - artista visual com interêsse em técnicas têxteis em suas atividades educacionais e comerciais, e com pesquisa nas questões das sensibilidades urbanas e da construção das masculinidades. Cronista, fotógrafo e videomaker clandestino.

GLAUCIA AMARAL - produtora cultural. Desenvolve a 40 anos projetos culturais em várias áreas: artes visuais, cultura popular, cinema, literatura e música. Principal projeto: Concepção do Sesc Pompéia, proposta de restauração da antiga fábrica e coordenação do programa preliminar a partir do qual foi feito o projeto arquitetônico. Curadora de exposições em artes visuais. Desde 1986 desenvolve trabalhos em Wearable Art.

• JU BERTOLINI
- designer, seu trabalho encontra-se entre o design, a arte e a moda. Participou de diversas exposições internacionais como a mostra Talents de novos talentos do design mundial na Alemanha (2005) e a mostra de moda Garde Robes na França (2006), É professora do curso de graduação em Desenho Industrial do Mackenzie e da pós-graduação em Gestão do Design na Indústria da Moda no SENAI SP.

KARLLA GIROTTO - Formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina atua no mercado de moda há seis anos e transita muito bem em outros ambientes de discussão estética como as artes plásticas. Estilista dos extremos e com personalíssima visão sobre os significados da moda, sua motivação é sempre de compartilhar experiências e vontades sobre visualidade, comportamento e inquietações estéticas.

LALI KROTOSZYNSKI - atua como performer e coreógrafa desde 1981. Sua pesquisa envolve cinema e coreografia, buscando narrativas emergentes em interfaces digitais especialmente desenhadas. Em 2006 criou e coordenou o evento F.A.q. - Perguntas sobre Arte, Consciência e tecnologia, com a presença de Roy Ascott e 17 artistas do Planetary Collegium, no SESC Paulista. Em 2007, seu projeto http://www.bodyweave.net recebeu bolsa fomento do Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia e a bolsa-residência do British Council - Artists Links.

LAURA LIMA - mineira, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduada em Filosofia pela UERJ, frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro no início dos anos 90. Por causa do hibridismo de suas obras, desenvolveu um glossário próprio para definí-las. Duas vezes convidada da Bienal de São Paulo, participa de diversas exposições no Brasil e no exterior. Laura co-dirige com Ernesto Neto e Márcio Botner a galeria de arte A Gentil Carioca no Rio de Janeiro desde 2003, sendo um dos principais lugares para se fazer e pensar arte atualmente na cidade do Rio de Janeiro e no Brasil. É ganhadora do Prêmio Marcantônio Vilaça de 2006.

LIANA BLOISI - formada em Artes Plásticas e proprietária da Galeria Convivium em Salvador, morou em NY 16 anos, atuando na área de design e estilismo de moda.Teve sua própria griffe a Modart e começou também a Wearable Art. Voltou ao Brasil em São Paulo abriu a Paradoxart, galeria de Art to Wear na R.Oscar Freire, desenvolvendo trabalhos com vários artistas, levando exposições em galerias e museus a vários estados, com mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior, Portugal, Alemanha, Japão, Córeia e outros. Continua atuando como consultora no design artesanal junto a comunidades em vários estados do Brasil.

LILIAN ALVES - Estilista, formada pela Faculdade Santa Marcelina, atuou por 3 anos na Levi's® do Brasil, e durante 2 anos como coordenadora de desenvolvimentos para o mercado Private Label (Fadel Fabril - Brusque/SC). Atualmente conduz o escritório de criação Laboratório dEstampa (SP) e desenvolve marca autoral. Alinhavando suas pesquisas através da memória e da escrita (com letras e fios, sobre o papel ou sobre o corpo), idealizou e manteve por 3 anos o brechó Futilidade Pública (SP) e está envolvida em projetos de jornalismo cultural e literatura independente desde 1996, é co-fundadora do Jornal da Praça (Benedito Calixto) e do tablóide cultural Café Literário, com os quais ainda colabora.

RITA ANDRADE - Dra em História pela PUC/SP, Ms em History of Textiles and Dress pela University of Southampton/Inglaterra. Coordenadora do curso Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais/UFG e professora convidada do mestrado em Cultura Visual da mesma instituição. Atua como professora e pesquisadora no campo da história, design e cultura material, especialmente no estudo de acervos têxteis e de indumentária de museus que são referência nesta área: Museu Paulista/SP; Hampshire County Museum Services, Winchester/Inglaterra; Victoria & Albert Museum, Londres/Inglaterra; Museum at the Fashion Institute of Technology, Nova Iorque/EUA; Musée de la Mode et du Tissú, Paris/França; Museo Del Tessuto, Prato/Itália, entre outros.

ROSANE PRECIOSA - doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) com pesquisa ligada à Design de moda, processos de criação e produção de subjetividade. É professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Anhembi e professora da pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de moda do Senac-SP. Autora do livro Produção Estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida.

TERESA BERLINCK - artista plástica. Graduação em Artes Plásticas na FAAP, SP; Mestrado em Artes Visuais FASM, Faculdade Santa Marcelina, SP. Exposições individuais e coletivas, obras em colaboração e iniciativas de artistas. A partir de 2004 elabora série de trabalhos processuais com participação do público.

Nenhum comentário: