sábado, 30 de maio de 2009

que saber mais sobre os participantes do zz? confere aí:



ALEXANDRE HERCHCOVITCH – Estilista. Desfila no São Paulo Fashion Week e desde 2005 em Nova Iorque. Do seu desfile de graduação às apresentações no São Paulo Fashion Week e na concorrida Semana de Prêt-a-Porter em Paris, sua moda ganha novas experimentações e muito rigor no corte, na modelagem e na escolha de matérias-primas. Sua evolução pode ser conferida desde a camiseta com estampa de caveira - ícone do underground paulistano do início dos anos 90, quando o estilista se projetou ao assinar looks de prostitutas e travestis , ao festival de volumes e dobraduras, que contrasta com a silhueta seca, algumas vezes temperadas com formas em linha A.

CAIO BORGES - Graduado em artes plásticas pela FAAP e pós-graduado em criação de imagem e styling de moda pelo SENAC. Trabalhou com animação para os estúdios Disney pela produtora HGN e com ilustração publicitária no 6B estúdio. Ilustrador autodidata, atualmente integra a equipe do estúdio onze, especializado em ilustração para diversas mídias, entre elas publicidade, editorial e internet.

CLARISSA MONTEIRO
- Ilustradora, Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Trabalhou com direção de arte em curtas metragens independentes e videoclipe, e iniciou pesquisa em moda e arte com o Trabalho de Conclusão de Curso "o Vestido" em parceria com Paula Aviles.

CRISTIANE MESQUITA
- Doutora em Psicologia com a tese Políticas do vestir: recortes em viés pelo Núcleo de estudos e pesquisas da subjetividade da PUC/SP. Atua como pesquisadora, professora, jornalista, consultora de projetos criativos e acadêmicos. É coordenadora da pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de moda do Senac-SP e autora do livro Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis (Anhembi Morumbi, 2004). Dirigiu os documentários Mas isto é moda? (DVD, 2006) e Jardelina da Silva: eu mesma (DVD, 2006).

CRISTINA FREIRE
- Docente e curadora no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 1990. É autora de diversos artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais assim como autora dos livros: Além dos Mapas. Os Monumentos no Imaginário Urbano Contemporâneo, São Paulo, Annablume/Fapesp,1997, Poéticas do Processo. Arte Conceitual no Museu,São Paulo, Iluminuras, 1999, Arte Conceitual, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2006, entre outros.

JOANA SALLES - Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (2002), com especialização em Arte educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (2005), e mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac-SP (2008). Seus trabalhos concentram-se na interface entre teatro e figurino. Atualmente dedica-se a estudos na área de conservação de acervo têxtil.

JOSÉ LUIS DE ANDRADE
- Designer de Moda (estilista e modelista), Professor e Mestre em Moda, Arte e Cultura, Consultor para empresas da área, galerias de arte e curador.

MARION VELASCO
- Artista plástica. Bacharel em Artes Plásticas (Pintura) pela UFRGS, pós-graduada em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida e mestranda em DESIGN, como bolsista da CAPES, com a pesquisa 'WEARABLE<>HOME, a vestimenta como lugar' pela Universidade Anhembi Morumbi/SP. Desenvolve projetos interdisciplinares em Arte (fotografia/performance), Moda e Música. Atuou como stylist em ensaios fotográficos de arte, videoclipes, editoriais de moda e campanhas publicitárias. Desenvolve pesquisa de conteúdo e produção de textos e ministra oficinas, workshops inter-relacionando Arte e Moda. Tem trabalhos publicados em catálogos, revistas, fanzines, jornais, livros, vídeos, cds e sites na internet.

MANA BERNARDES - Designer de jóias, poetisa e artista plástica. Suas peças são chamadas de jóias pela sua maneira de enxergar a nobreza nos materiais, como garrafas Pet, palitos, grampos, transformando-os em peças modernas e instigantes. Como artista plástica já expôs em diversos lugares como Paris, Londres, Nova York e Tókio.

MARY FIGUEIREDO ARANTES
- Nascida no Vale do Jequitinhonha, região que até hoje banha suas criações. Tem 52 anos e vai fazer bijus até ficar (ainda) mais velhinha, biju é seu alimento e forma de conversar com as mulheres. Formada em odontologia e amadora (a que ama) do design. Se não fosse designer seria jardineira.

OZENIR ANCELMO - Mestre em Artes pela Unicamp, modelista, especialista em Moulage formada pela Ecole de la Chambre Syndicale de la Haute Couture de Paris, professora do curso superior de Moda do Senac.

PAULA AVILES - Bacharel em Artes Visuais pela UNESP. Trabalha com figurinos para videoclipes, curta-metragens independentes, peças teatrais e também com arte-educação.

RITA WAINER
– Estilista e artista. Criou a marca Theodora e foi coordenadora da marca 2ND floor apresentando suas coleções na São Paulo Fashion Week e Fashion Rio. Fez sua primeira exposição individual em dezembro de 2008 na galleria pop e colabora para diversas midias com sua arte.

RONALDO FRAGA - Formado em estilismo pela UFMG, com pós graduação na Parson”s School of Design de Nova York e Saint Martins School de Londres, lançou sua marca no extinto Phytoervas Fashion em 1996 com a coleção “Eu Amo Coração de Galinha”. Em 2001 passa a fazer parte do grupo de marcas a desfilar no SPFW. Em todos os desfiles, estabelece diálogo da cultura brasileira com o mundo contemporâneo, com temas de coleções – manifesto, importantes no processo de construção da identidade da Moda Brasileira.

ROSANE PRECIOSA - doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) com pesquisa ligada à Design de moda, processos de criação e produção de subjetividade. Autora do livro Produção Estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. Atualmente é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no departamento do Instituto de Artes e Design (IAD).
Programação ZIGUEZAGUE Junho 2009


DESFILES INCRÍVEIS - Desfiles disparam comentários de estilistas e pesquisadores e diálogo com o público.

CONVERSAS TRANSVERSAIS - Convidados comentam intersecções, aproximações e deslocamentos entre arte e moda.

OFICINAS TRANSITIVAS – Trânsito entre linguagens e técnicas conduz breves trajetórias de criação.
Número de participantes: 20


Data: 20 a 23 de Junho de 2009
Local: Auditório e ateliê do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Parque do Ibirapuera

Inscrições: 1º – 18 JUN
educativo@mam.org.br / 5085.1313 - Patricia Naomi

Entrada gratuita para DESFILES INCRÍVEIS, CONVERSAS TRANSVERSAIS
Taxa de R$10 para OFICINAS TRANSITIVAS

Vagas limitadas: INSCRIÇÕES NA HORA DO EVENTO SUJEITAS À DISPONIBILIDADE DE VAGAS

Informações no site www.mam.org.br
e no blog http://ziguezagueblog.blogspot.com




20 JUN – SÁBADO

AUDITÓRIO
10h30 – ABERTURA

AUDITÓRIO
11hs - CONVERSA TRANSVERSAL – O artista-pesquisador
Comentários: Cristina Freire (curadora)
Debatedoras: Cristiane Mesquita e Rosane Preciosa (pesquisadoras de arte e moda)

ATELIER


14h – 17h - OFICINA TRANSITIVA – Por um fio: fazer bijoux com a vida.
Mary Figueiredo Arantes/Mary Design
(designer de acessórios) <www.marydesign.com.br>.
Começamos a vida presos a um cordão. Vida afora, um fio parece nos ligar a tudo e basta que ele se desligue para que tudo acabe. As criações são como fios que dão linhas, se enovelam, nos envolvem, tecendo sonhos. Na oficina, os participantes vão se apropriar de cordões de uso domiciliar e com eles construir colares, boinas, cestos, jogos americanos ou objetos de uso cotidiano.



21 JUN – DOMINGO

AUDITÓRIO

11H – CONVERSA TRANSVERSAL – Pesquisas entre moda e arte
Comentários: Caio Borges (Quatro looks multifacetados: uma idéia entre o Dadá e o Surrealismo – Pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda Senac), Clarissa Monteiro e Paula Aviles (O vestido – Graduação em Artes Visuais UNESP), Joana Salles (As roupas de Lina: uma biografia – Mestrado em Moda Senac), José Luis de Andrade (Masculino ou feminino? Uma coleção de moda para despir os gêneros - Mestrado em Moda Senac), Marion Velasco (Wearable<>Home, a vestimenta como lugar - Mestrado em Design Anhembi Morumbi).
Debatedoras: Cristiane Mesquita e Rosane Preciosa (pesquisadoras de arte e moda)

ATELIER
14h – 17h - OFICINA TRANSITIVA - Ilustração, moda e história.
Rita Wainer
(estilista) <www.ritawainer.wordpress.com>.
Como ser um pequeno estilista? A estilista vai trabalhar desenhos que misturam moda e arte de forma lúdica, com papel, lápis e muita criatividade. Para crianças entre 6 e 10 anos.



22 JUN – SEGUNDA

AUDITÓRIO

11hs – DESFILES INCRÍVEIS – Fazer desfile
Comentários: Ronaldo Fraga (estilista)
Debatedora: Rosane Preciosa (pesquisadora de arte e moda)
Flashes dos desfiles As viagens de Gulliver (inverno 2003) + A cobra ri - uma estória para Guimarães Rosa (verão 2007) + Tudo é risco de giz (inverno 2009).

AUDITÓRIO
14H – OFICINA TRANSITIVA - Processos criativos: arte, moda e moulage.
Ozenir Ancelmo
(modelista).
A partir de referências da arte e da cultura, processos criativos e métodos construtivos serão trabalhados na criação de looks, utilizando a técnica de modelagem tridimensional, a moulage.



23 JUN – TERÇA

AUDITÓRIO

11hs – DESFILES INCRÍVEIS – Fazer desfile
Comentários: Alexandre Herchcovitch (estilista)
Debatedora: Cristiane Mesquita (pesquisadora de moda)
Desfiles Alexandre Herchcovitch primavera/verão 2004/5 feminino + Alexandre Herchcovitch primavera/verão 2008/9 masculino

ATELIER
13h - 16 h - OFICINA TRANSITIVA - História de vida através do objeto/História do objeto através da vida.
Mana Bernardes
(designer de jóias, poetisa, artista plástica) <www.manabernardes.com.br>.
A partir do contato com a sua história, cada participante, será estimulado a trabalhar seu potencial criativo. As idéias para a criação de objetos serão desenvolvidas com materiais do cotidiano para encontrar formas de representação que desencadeiam um processo autoral e produtivo que atravessa arte e design.




.

ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais

A 6ª edição do ziguezague acontecerá entre 20 e 23 de junho de 2009. O evento realizado pelo MAM e pelo Senac São Paulo conta com a presença fiel de um público interessado no trânsito entre diferentes linguagens e manifestações da moda e da arte, composto por estudantes, pesquisadores e profissionais de ambas as áreas.

As atividades incluem a mostra desfiles incríveis, as oficinas transitivas e as conversas transversais e contam com a participação pesquisadores de diversas áreas, curadores, artistas e estilistas, entre outros profissionais que estimulam e instigam o diálogo entre os campos da arte e da moda e promovem diagonais entre reflexões e práticas.

Nesta edição, algumas participações super especiais merecem destaque. A conversa transversal de abertura traz a curadora Cristina Freire, autora do livro Arte conceitual (Jorge Zahar, 2006) e co-curadora da 27a Bienal de SP. Ela vai abordar o artista-pesquisador - aquele que se aproxima do antropólogo - linha de ação bastante presente no trabalho de grandes nomes da arte contemporânea. Na mostra desfiles incríveis, Ronaldo Fraga vai comentar três de suas inesquecíveis apresentações no SPFW e Alexandre Herchcovitch conversará com a pesquisadora Cristiane Mesquita sobre dois de seus emblemáticos desfiles.

As oficinas transitivas contam com as presenças de Mana Bernardes <www.manabernardes.com.br> e Mary Figueiredo Arantes <www.marydesign.com.br>, designers de acessórios e objetos singulares. Cada uma a seu modo, aproxima cotidiano e design de modo bastante poético e convoca os participantes para processos de criação inspirados na vida.

Crianças entre 6 e 10 anos novamente terão oportunidade de participar do ziguezague, se inscrevendo na oficina Ilustração, moda e história proposta pela estilista Rita Wainer <www.ritawainer.wordpress.com>. Interessados em modelagem, poderão se inscrever na oficina da modelista Ozenir Ancelmo que vai abordar processos criativos em arte moda e moulage.

Além disso, o evento terá o prazer de ressaltar o diálogo entre arte e moda a partir da a apresentação de seis pesquisadores. Os convidados da conversa transversal de domingo são ex-alunos de programas de graduação, pós-graduação e mestrado recém-formados em diferentes universidades e poderão compartilhar suas experiências de trânsito por essas linguagens, assunto de grande interesse do público.

Felipe Chaimovich, curador do MAM, destaca a importância da moda para a arte contemporânea: “A relação entre vida e arte é um dos temas norteadores da arte contemporânea. A moda torna-se, assim, uma interface de pesquisa privilegiada para artistas refletirem sobre a cultura atual, pois materializa comportamentos de diversos segmentos da sociedade. O ziguezague traz ao MAM o debate entre arte e moda, representado por diversos profissionais de ambas as áreas, criando ainda um diálogo com o acervo e com as exposições do Museu. Ao participar do evento, o público terá acesso a uma discussão de ponta na cultura, tendo a oportunidade de aprender e criar.” Para o Senac São Paulo, centro de referência na área de moda, o ziguezague afirma o direcionamento da instituição em eventos que instiguem reflexões, reforçando a perspectiva de compartilhar experiências e consolidar conhecimentos.





.

terça-feira, 26 de maio de 2009