quinta-feira, 29 de maio de 2008

ziguezague 4ª edição

MAM e Senac São Paulo
apresentam
ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais
4ª edição



Mais uma edição do ziguezague ocupará o MAM entre 19 e 22 de junho, no evento que acontece paralelamente aos desfiles da temporada de primavera/verão 2009 .

Realizado pelo MAM e Senac São Paulo, o ziguezague conta com presença fiel de público interessado nas transversalidades da moda para atividades que ocorrerão em no MAM, e, nesta edição, também no lounge do Senac - dentro do prédio da Bienal e no Parque do Ibirapuera.

Desta vez, a programação destaca as oficinas transitivas: oito perspectivas percorrem questões ligadas ao figurino, à moda e à arte, explorando técnicas como desenho, colagem, pintura, adesivagem, instalação e performance. Além delas, mostra desfiles incríveis, convida pesquisadoras para falar de moda, corpo e tecnologia enquanto as conversas transversais colocarão em pauta os campos da arte, do design e da moda – presentes na exposição Quando vidas se tornam formas, em cartaz no MAM.

Entre os oficineiros, destaque para os estilistas Karlla Girotto e Jum Nakao, o designer Gerson de Oliveira, os artistas plásticos Érika Verzutti e XU e para a pesquisadora Laura Novik, da Blink Design, convidada do ziguezague especialmente trazida de Santiago do Chile. A oficina preparada por Novik propõe que os participantes imaginem que estão saindo para uma viagem. Na mala, inscritos para Trajetórias do habitar: hábito, habitus, habitat deverão levar objetos impregnados de vestígios do corpo e da memória para participar de um laboratório de imaginários de moda que terminará em performance, instalação e piquenique no Parque do Ibirapuera.

Felipe Chaimovich, curador do MAM, destaca a importância da moda para a arte contemporânea. “A relação entre vida e arte é um dos temas norteadores da arte contemporânea. A moda torna-se, assim, uma interface de pesquisa privilegiada para artistas refletirem sobre a cultura atual, pois materializa comportamentos de diversos segmentos da sociedade. O ziguezague traz ao MAM o debate entre arte e moda, representado por diversos profissionais de ambas as áreas, criando ainda um diálogo com o acervo e com as exposições do Museu. Ao participar do evento, o público terá acesso a uma discussão de ponta na cultura, tendo a oportunidade de aprender e criar”, enfatiza o curador.

Para o Senac São Paulo, centro de referência na área de moda, o ziguezague afirma o direcionamento da instituição em eventos que instiguem reflexões, reforçando a perspectiva de compartilhar experiências e consolidar conhecimentos.

Cristiane Mesquita - pesquisadora de moda convidada pela curadoria do MAM para conceber o evento - ressalta que o título ziguezague nasceu da idéia de de ir e vir, de transitar de um lugar a outro. “Isso possibilita a invenção de linhas inspiradoras para se pensar a moda, suas tendências, apresentações e manifestações em perspectivas das mais diversas, uma vez que o movimento de ziguezaguear faz com que a volta ao lugar de origem ocorra numa outra dimensão da trajetória.”

Créditos
Realização: MAM e Senac São Paulo
Concepção e curadoria: Cristiane Mesquita (Olho Imagem de Moda)
Assistência de curadoria: Thais Graciotti (Olho Imagem de Moda)
Produção: Marcos Farinha e Equipe MAM

Nenhum comentário: