terça-feira, 2 de dezembro de 2008

ziguezague 5ª edição – janeiro 2009

MAM e Senac São Paulo
apresentam
ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais
5ª edição – janeiro 2009



Mais uma edição do ziguezague ocupará o MAM entre 17 e 20 de janeiro de 2009. Realizado pelo MAM e Senac São Paulo, o ziguezague conta com a presença fiel de um público interessado em transversalidades entre a moda e a arte.

Nesta edição, experimentações com a matéria-prima são o mote para as atividades que incluem oficinas transitivas, conversas transversais e a mostra desfiles incríveis. Realçando múltiplas tramas entre arte e moda, o quinto ziguezague convida pesquisadores, curadores e artistas para conversas que vão da matéria prima à passarela. Os têxteis também conduzem a curadoria da mostra de vídeos, realizada pelo artista f.marquespenteado que reúne trabalhos de artistas brasileiros e internacionais em diferentes sessões, programadas para todas as tardes do evento. Ernesto Neto, Jarbas Lopes, Jum Nakao, Letícia Parente, Lygia Clark, Lino Villaventura, Fiona Kirkwood e Hetain Patel são alguns dos nomes de artistas e designers de moda que integram as vídeo-situações têxteis propostas pelo curador, agrupadas nas sessões Visões têxteis contemporâneas I e II, Eminências têxteis brasileiras e Visões têxteis contemporâneas em performance.

Felipe Chaimovich
, curador do MAM, destaca a importância da moda para a arte contemporânea. “A relação entre vida e arte é um dos temas norteadores da arte contemporânea. A moda torna-se, assim, uma interface de pesquisa privilegiada para artistas refletirem sobre a cultura atual, pois materializa comportamentos de diversos segmentos da sociedade. O ziguezague traz ao MAM o debate entre arte e moda, representado por diversos profissionais de ambas as áreas, criando ainda um diálogo com o acervo e com as exposições do Museu. Ao participar do evento, o público terá acesso a uma discussão de ponta na cultura, tendo a oportunidade de aprender e criar”, enfatiza o curador.

Para o Senac São Paulo, centro de referência na área de moda, o ziguezague afirma o direcionamento da instituição em eventos que instiguem reflexões, reforçando a perspectiva de compartilhar experiências e consolidar conhecimentos.

Cristiane Mesquita
- pesquisadora de moda convidada pela curadoria do MAM para conceber o evento - ressalta que o título ziguezague nasceu da idéia de de ir e vir, de transitar entre diferentes linguagens: “o movimento ziguezague possibilita a invenção de linhas inspiradoras para se pensar arte e moda, suas apresentações e manifestações, em perspectivas das mais diversas, pois cria diagonais entre reflexões e práticas, a partir do diálogo entre os campos.” Nesse sentido, vale lembrar que a novidade desta edição – as vídeo-situações têxteis são particularmente inspiradoras, pois os sentidos que os artistas conferem à matéria prima, à técnica e aos vestíveis são surpreendentes.

Créditos

Realização: MAM e Senac São Paulo
Curadoria: Cristiane Mesquita e Thais Graciotti (Olho Imagem de Moda). Curador convidado para a mostra de vídeo-situações têxteis: f.marquespenteado
Produção: Marcos Farinha e Equipe MAM (Andrés Hernández e Ana Cristina Pinheiro Franco).

Serviço

Datas: 17 a 20 de Janeiro de 2009
Locais: Auditório e ateliê do MAM. Parque do Ibirapuera

Inscrições: gratuitas para Desfiles incríveis, Conversas transversais e Vídeos-situações têxteis

Taxa de R$10 para Oficinas transitivas
Número de participantes das oficinas: 20

Vagas limitadas
Inscrições na hora do evento sujeitas a disponibilidade de vagas

Informações no site www.mam.org.br
e no blog http://ziguezagueblog.blogspot.com

Um comentário:

Regina disse...

Estou encantada com a programação! As inscrições ainda não estão abertas?

Um beijo,

Regina