sexta-feira, 30 de maio de 2008

quinta-feira, 29 de maio de 2008

PROGRAMAÇÃO ziguezague 4ª edição

Datas: 19 a 22 de Junho de 2008
Locais: Auditório do MAM, ateliê do MAM, lounge do Senac no SPFW, parque do Ibirapuera

Inscrições: gratuitas para Desfiles incríveis e Conversas transversais
Taxa de R$10 para oficinas transitivas

Número de participantes das oficinas: 20

Vagas limitadas
Inscrições na hora do evento sujeitas a disponibilidade de vagas


Informações no site www.mam.org.br
e no blog http://ziguezagueblog.blogspot.com



PROGRAMAÇÃO ZIGUEZAGUE JUNHO 2008

19 JUN - QUINTA-FEIRA

ateliê MAM
>13h-16h – OFICINA TRANSITIVA - Criação de personagens: cinema japonês contemporâneo - Filmes e animações conduzirão a criação de visualidades. Adriana Vaz – designer de aparências, figurinista

lounge Senac SPFW
>13h-16h – OFICINA TRANSITIVA - Cadernos de desenho: onde nascem as vontades – Trajeto por cadernos e desenhos de artistas e estilistas conduzirá caminhos entre o desenho, a produção e a execução.
Karlla Girotto – estilista


20 JUN - SEXTA-FEIRA

AUDITÓRIO MAM
> 10h – ABERTURA
> 10:30h - CONVERSAS TRANSVERSAIS - arte, moda, design

Comentários: Gerson de Oliveira (designer), Jum Nakao ( estilista e diretor de criação) e Laura Novik designer e consultora Mediação: Mara Gama (jornalista )

AUDITÓRIO MAM
> 14h-17h - OFICINA TRANSITIVA - Parangolés: vestir e assistir – Os parangolés de Hélio Oiticica, serão os dispositivos para a investigação do corpo-espaço na construção de roupas - Suzy Okamoto - artista plástica e mestre em artes visuais.

ateliê MAM
> 13 h-16h OFICINAS TRANSITIVAS - Dissecação de referências – A destruição será a ferramenta criativa para geração de novos símbolos e para a ampliação do vocabulário de designers de moda - Jum Nakao - estilista e diretor de criação


21 JUN - SÁBADO

lounge Senac SPFW e parque do ibirapuera
> 13h-16h - OFICINAS TRANSITIVAS - Trajetórias do habitar: hábito, habitus, habitat– Trajeto por narrativas corporais e por memórias individuais e coletivas, produzirá um laboratório de imaginários de moda . Laura Novik - designer e consultora .

ateliê MAM
> 14h–17h - OFICINAS TRANSITIVAS - Vestido imaginário - Érika Verzutti – artista plástica – Pinturas em forma de vestido são o pretexto para a criação de um suporte acidentado onde desenhos, pinturas e colagens interagem criando novas formas.



22 JUN - DOMINGO

AUDITÓRIO MAM
> 11h – Desfiles incríveis – corpo, moda, tecnologia
Modelação cinética - Jefferson Kulig, inverno 2004 + flashes de desfiles internacionais
Comentários: Nízia Villaça, pós-doutora em antropologia social e professora da Escola de Comunicação da UFRJ e Suzana Avelar designer de moda, doutora em comunicação e semiótica. Mediação: Astrid Façanha - jornalista

ateliê MAM
14h -17h - OFICINAS TRANSITIVAS - Meu espaço - Alexandre Perroca – arquiteto e fotógrafo - Experimentações no corpo e no espaço instigarão deslocamento de limites na interação corpo-roupa

AUDITÓRIO MAM
14h -17h - oficinas transitivas - Espaço–ocupação–fusão –. O desenho é ponto de partida e o vinil adesivo o suporte para a ocupação do espaço .
XU – artista plástico



.

ziguezague 4ª edição

MAM e Senac São Paulo
apresentam
ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais
4ª edição



Mais uma edição do ziguezague ocupará o MAM entre 19 e 22 de junho, no evento que acontece paralelamente aos desfiles da temporada de primavera/verão 2009 .

Realizado pelo MAM e Senac São Paulo, o ziguezague conta com presença fiel de público interessado nas transversalidades da moda para atividades que ocorrerão em no MAM, e, nesta edição, também no lounge do Senac - dentro do prédio da Bienal e no Parque do Ibirapuera.

Desta vez, a programação destaca as oficinas transitivas: oito perspectivas percorrem questões ligadas ao figurino, à moda e à arte, explorando técnicas como desenho, colagem, pintura, adesivagem, instalação e performance. Além delas, mostra desfiles incríveis, convida pesquisadoras para falar de moda, corpo e tecnologia enquanto as conversas transversais colocarão em pauta os campos da arte, do design e da moda – presentes na exposição Quando vidas se tornam formas, em cartaz no MAM.

Entre os oficineiros, destaque para os estilistas Karlla Girotto e Jum Nakao, o designer Gerson de Oliveira, os artistas plásticos Érika Verzutti e XU e para a pesquisadora Laura Novik, da Blink Design, convidada do ziguezague especialmente trazida de Santiago do Chile. A oficina preparada por Novik propõe que os participantes imaginem que estão saindo para uma viagem. Na mala, inscritos para Trajetórias do habitar: hábito, habitus, habitat deverão levar objetos impregnados de vestígios do corpo e da memória para participar de um laboratório de imaginários de moda que terminará em performance, instalação e piquenique no Parque do Ibirapuera.

Felipe Chaimovich, curador do MAM, destaca a importância da moda para a arte contemporânea. “A relação entre vida e arte é um dos temas norteadores da arte contemporânea. A moda torna-se, assim, uma interface de pesquisa privilegiada para artistas refletirem sobre a cultura atual, pois materializa comportamentos de diversos segmentos da sociedade. O ziguezague traz ao MAM o debate entre arte e moda, representado por diversos profissionais de ambas as áreas, criando ainda um diálogo com o acervo e com as exposições do Museu. Ao participar do evento, o público terá acesso a uma discussão de ponta na cultura, tendo a oportunidade de aprender e criar”, enfatiza o curador.

Para o Senac São Paulo, centro de referência na área de moda, o ziguezague afirma o direcionamento da instituição em eventos que instiguem reflexões, reforçando a perspectiva de compartilhar experiências e consolidar conhecimentos.

Cristiane Mesquita - pesquisadora de moda convidada pela curadoria do MAM para conceber o evento - ressalta que o título ziguezague nasceu da idéia de de ir e vir, de transitar de um lugar a outro. “Isso possibilita a invenção de linhas inspiradoras para se pensar a moda, suas tendências, apresentações e manifestações em perspectivas das mais diversas, uma vez que o movimento de ziguezaguear faz com que a volta ao lugar de origem ocorra numa outra dimensão da trajetória.”

Créditos
Realização: MAM e Senac São Paulo
Concepção e curadoria: Cristiane Mesquita (Olho Imagem de Moda)
Assistência de curadoria: Thais Graciotti (Olho Imagem de Moda)
Produção: Marcos Farinha e Equipe MAM