quinta-feira, 19 de junho de 2008

dia 1 - - - ziguezague jun 08

A 4ª edição do ziguezague dá sua largada com duas oficinas em seu primeiro dia.

Na oficina "Cadernos de desenho: onde nascem as vontades",a estilista dos extremos, Karlla Girotto propôs um olhar sensível sobre o processo de criação do desenho.
Os participantes de sua oficina puderam ver vários cadernos da estilista com referências diversas, imagens, desenhos e croquis, e também livros de seu acervo pessoal que traziam relação com o tema da oficina e instigavam os oficineiros a criarem seus próprios desenhos.





A oficina aconteceu no lounge do Senac dentro da Bienal no São Paulo Fashion Week, mas teve direito a um momento final no parque, embaixo de um ipê rosa para finalização dos desenhos.

A própria Karlla Girotto conta mais sobre sua oficina neste ziguezague:








No mesmo horário acontecia no atelier do MAM a oficina "Criação de personagens: cinema japonês contemporâneo" da designer de aparências, Adriana Vaz.
Adriana mostrou diversos filmes japoneses (ou que tratam sobre o Japão), desde Dolls, Animatrix, Shinobi até Memórias de uma Gueixa para explicar a caracterização dos persongens e o papel do designer de aparências. Segundo Adriana, o papel do designer de aparências se diferencia do figurinista por ser um trabalho que é contruído junto à obra, sem referenciais; diferente do figurinista que em seu trabalho antecede à obra e usufrui de referências históricas, geográficas, etc.





A Marina e a Chloé que participaram da oficina de Criação de persongens contam um pouquinho sobre o que rolou e o que elas produziram:











.

Nenhum comentário: