domingo, 8 de junho de 2008

PARTICIPANTES ziguezague

CONHEÇA MELHOR OS PARTICIPANTES DA 4ª EDIÇÃO DO ZIGUEZAGUE:



ADRIANA VAZ RAMOS - Designer de aparência de atores, figurinista, maquiadora e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, atualmente cursa doutorado na mesma instituição e programa.

ALEXANDRE PERROCA - Formado em Arquitetura pela FAU-USP (1998) e atua há doze anos no mercado da moda. Seu trabalho consiste na construção da identidade visual. Como fotógrafo já trabalhou para as revistas Vogue, Cláudia, Capricho, Monet e Simples. Mestre em Estética pela FAU-USP, desenvolveu parte de sua pesquisa de campo em Nova York, onde viveu por um ano (2003 a 2004). No ambiente acadêmico ministra disciplinas nas Universidades Anhembi-Morumbi e FMU, em São Paulo.

ASTRID FAÇANHA - Jornalista, mestre em Ciência da Informação (CNPq/IBICIT/UFRJ/ECO), é colaboradora do jornal World Fashion e docente nos cursos de moda do Senac São Paulo (graduação e pós-graduação).

ERIKA VERZUTTI - Artista plástica formada pelo Goldsmiths College, Londres. É representada pela Galeria Fortes Vilaça em São Paulo e galeria Blow de La Barra, Londres. Suas exposições mais resentes incluem: Martian Museum of Terrestrial Art, Barbican Centre, Londres; Legend, Centre Artistique et Culturel, Chamarande, França; individual 7 Headed Monster, Blow de La Barra, Londres e individual À Sombra das Raparigas em Flor, Galeria Fortes Vilaça, São Paulo. Em 2008 participará da mostra When Lifes Become Form no Museum of Contemporary Art, Tokyo e sua exposição individual - Pet Cemetery - no galpão da Galeria Fortes Vilaça, em outubro.

GERSON DE OLIVEIRA - Designer, mantém com Luciana Martins, desde 1991, o escritório de design Ovo. Premiados por intituições como o Museu da Casa Brasileira, seus móveis e objetos aparecem em guias internacionais de design, como Young Designers Americas, da Daab (2006), e & Fork, da Phaidon (2007). Com projetos no campo arte, estiveram em coletivas no MASP e MuBe, em São Paulo, galerias Vermelho (São Paulo) e Rossana Orlandi (Milão) e salões como Maison & Object. Sua instalação PA (2005) integra o acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

JUM NAKAO - Estilista e diretor de criação. Realiza em junho de 2004, no São Paulo Fashion Week, uma performance em que, ao final do desfile, modelos rasgaram elaboradas roupas feitas de papel vegetal. Na comemoração de dez anos de moda no Brasil, este trabalho é homenageado como o desfile da década. É convidado em janeiro de 2006 pelo Galliera, Fashion Museum of Paris, para figurar entre os mais representativos trabalhos de Moda de todo o século XX até hoje. Atualmente se dedica à moda através de palestras , workshops, consultorias, como professor e desenvolvendo projetos com instituições, museus e fundações no Brasil e no exterior.

KARLLA GIROTTO - Formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina atua no mercado de moda há seis anos e transita muito bem em outros ambientes de discussão estética como as artes plásticas. Estilista dos extremos e com personalíssima visão sobre os significados da moda, sua motivação é sempre de compartilhar experiências e vontades sobre visualidade, comportamento e inquietações estéticas.

LAURA NOVIK - Desenhista especializada em Gestão de Moda. Sócia fundadora da Blink Design, consultoria especializada em coolhanting, tendência, formação e conteúdo de moda e desenho. Diretora Acadêmica do Núcleo de Desenho de Moda com sede em Santiago do Chile. Co-fundadora da Raíz Diseño, organização voltada à promoção do desenho sustentável (www.raizdiseno.org). Possui artigos publicados para várias revistas científicas e livros de moda e desenho na América Latina e Estados Unidos, e no Brasil na Estação das Letras e revista Dobras. Desde 1991 desenvolve atividades de docência e gestão acadêmica para universidades reconhecidas da América Latina, Estados Unidos e Espanha.

MARA GAMA- Formada em jornalismo pela PUC-SP e com especialização em Design, Mara Gama produz atualmente um blog sobre design, o BlogDesign, é colunista da Revista Morar, da Folha de S. Paulo, e desempenha a função de Gerente Geral de Qualidade de Conteúdo do UOL. Pesquisadora em design, foi curadora da mostra retrospectiva sobre o designer Carlos Motta, em 2004, em São Paulo.

NÍZIA VILLAÇA - Pesquisadora do CNPq; professora da Escola de Comunicação da UFRJ; coordenadora do grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais; autora de livros e artigos, entre os quais: A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. Barueri, São Paulo: Estação das Letras, 2007; Plugados na moda. São Paulo: Anhembi Morumbi. Organização com Kathia Castilho, 2006; O novo luxo. São Paulo: Anhembi Morumbi. Organização com Kathia Castilho, 2006; Em pauta: corpo, globalização e novas tecnologias. Rio de Janeiro: Mauad, 1999; Em nome do corpo, Rio de Janeiro: Rocco. Co-autor Fred Góes, 1998.

SUZANA AVELLAR - Formada em desenho de moda pela Faculdade Santa Marcelina, mestrado e doutorado pela Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Foi curadora do projeto "A mão na moda" do Museu A CASA no ano de 2001. Atualmente é professora do departamento de moda da FAAP e da Faculdade Belas Artes de São Paulo.

SUZY OKAMOTO - Artista plástica e mestre em Artes Visuais, pelo Instituto de Artes da UNESP - São Paulo, cidade em que vive e trabalha. Desde 2000, tem pesquisado as possibilidades de trânsito entre cinema, moda, música, arquitetura e performance. É professora das disciplinas de Linguagem Visual e Criação e Estilo do curso de Negócios da Moda da Universidade Anhembi-Morumbi e UniFMU.

XU - Formado em artes plásticas pela FAAP, participou de várias exposições coletivas entre elas: 'Políticas Interpessoais' - MAC Americana (2001); 'PoT' - Bienal de Liverpool - Inglaterra e Galeria Fortes Vilaça (2002); 'Quero ser Amigo da Lisette Lagnado' - Galeria Casa da Xiclet (2004); 'Aderência' - Mostra Sesc de Artes (2005); 'Copiar e Colar - ctrl C + ctrl V' - Sesc Pompéia (2007). Foi assistente de direção de arte do desfile 'De Verdade' da estilista Karlla Girotto (SPFW - 2006) e dirigiu as performáticas festas MAX e Festa da Limousine (2002 a 2005).




.

Nenhum comentário: